ANIMAL SAVE MOVEMENT

O Animal Save Movement é uma organização internacional que luta pela libertação animal e que procura consciencializar o público em relação ao sofrimento dos animais em situação de exploração para consumo humano. Este movimento conta com milhares de membros em todo o mundo e Portugal não é excepção, existindo vários grupos de activistas em diferentes cidades, que promovem acções de sensibilização um pouco por todo o país. Em 2021, tive a oportunidade de acompanhar alguns destes activistas em três acções de sensibilização - uma acção de rua em Coimbra (Save Square) e duas vigílias em frente aos portões dos matadouros de Aveiro e Penafiel. Neste trabalho, para além do registo visual dessas acções, apresento também alguns testemunhos dos activistas a propósito da importância da luta contra o sofrimento animal e do impacto que a pertença a este movimento tem nas suas vidas.
The Animal Save Movement is an international organization that fights for animal liberation and aims to raise public awareness about the farmed animals, exploited for human consumption. This movement has thousands of activists around the world and Portugal is no exception, with several groups of activists in different cities, who promote awareness-raising actions throughout the country. In 2021, I had the opportunity to follow some of these activists in three actions - a street action in Coimbra (Save Square) and two vigils at the main gates of two slaughterhouses (Aveiro and Penafiel). In this work, you can see some photos from this actions, as well as some statements from activists about the importance of the fight against animal oppression and the impact that belonging to Animal Save Movement has on their lives.
"Pertencer ao Animal Save Movement foi uma oportunidade para ver com os meus olhos coisas que eu via em documentários ou vídeos que apareciam nas redes sociais, sem saber exactamente se representavam a realidade portuguesa. O Animal Save Movement deu-me a oportunidade de estar no terreno e testemunhar - ainda que seja muito difícil - a realidade dos animais em Portugal e perceber que não existe diferença."
Marisa Sousa
"Ser um membro activo nesta luta pelos direitos dos animais acaba por ser algo extremamente importante para mim, pois é pegar em toda a tristeza, em toda a revolta que foi crescendo ao longo destes anos com as injustiças que acontecem para com os animais e catalisar esses sentimentos em força para lutar pela sua libertação. Fazer parte do Animal Save Movement acaba por ser uma das formas de lutarmos pelos direitos dos animais e, portanto, é das coisas mais importantes que eu estou a fazer neste momento na minha vida."
Mia de Carvalho
"Fazer parte deste movimento é algo que me orgulha muito. Sei que é uma responsabilidade grande, acrescida agora que sou organizador do Porto Animal Save, mas é sem dúvida uma das coisas de que mais me orgulho."
Eduardo Martins​​​​​​​
"Lutar contra o que está instituído, contra o hábito e a tradição não é fácil e nós portugueses em particular não temos um espírito reivindicativo. Pensamos que não vale a pena, que os poderosos (por exemplo, as grandes indústrias e lobbies alimentares mundiais) conseguem tudo o que querem, mas isso não é verdade. Todos nós - indivíduos, movimentos, associações - somos uma gota no oceano, mas todas as gotas fazem ondas gigantes, capazes de alterar completamente as paisagens por onde passam."
Sandra Limassol​​​​​​​
"Há muitas coisas que podemos fazer, mas uma simples conversa, uma pesquisa online ou uma publicação nas redes sociais podem ser actos de activismo, por isso eu acho que o que podemos fazer todos os dias é ser um bocadinho mais aquilo em que nós acreditamos em todas as nossas acções e gestos."
Marisa Sousa​​​​​​​
"O activismo é uma maneira de fazer um splash maior e vários activistas juntos podem criar uma onda, uma maré que trará a mudança."
Emanuel Candeias​​​​​​​
"Existe muito essa desculpa de governos, de líderes de opinião ou seja o que for, que têm esse poder de influenciar muitas pessoas, se não o fazem então nós costumamos dizer que o nosso papel não importa e que se eles não mudam nada, nada vai mudar. A verdade é que eu acho que se nós mudarmos, o nosso mundo e tudo o que está à nossa volta vai mudar. Graças à minha mudança, tive o privilégio de ter quase toda a minha família comigo na vigília mais recente que fizemos em frente ao matadouro. Através da minha mudança foram inspirados a mudar também."
Eduardo Martins​​​​​​​
"Citando as palavras da Regan Russell, uma activista do Animal Save Movement que foi brutalmente assassinada em 2020 durante uma vigília às portas de um matadouro: "eu não sei se aquilo que eu estou a fazer faz alguma diferença, mas eu sei que não fazer nada não faz diferença nenhuma"
Mia de Carvalho​​​​​​​
Agradecimentos
Aveiro Animal Save
Coimbra Animal Save
Porto Animal Save
Back to Top