168
168. Estávamos no Outono de 2020 e foi este o peso que a Maria viu na balança. Os olhares e o julgamento dos outros em relação ao seu corpo faziam parte do seu dia-a-dia e reforçavam a fatalidade da sua condição. Neste projecto acompanhei a Maria nas semanas que se seguiram a uma cirurgia bariátrica, que lhe permitiu libertar-se do peso físico e emocional que carregava. A componente visual é aqui acompanhada por reflexões da protagonista sobre a sua própria imagem e sobre aquilo que tem sentido ao longo deste caminho de ganhos e perdas.
168. It was autumn 2020 and Maria weighed 168kg. The gaze and judgment of other people towards her body were part of her daily life, and seem to reinforce the fatality of her condition. In this project, I followed Maria in the weeks after a bariatric surgery that allowed her to free herself from the physical and emotional weight she carried. The pictures are complemented with Maria's perceptions about her own image and what she felt throughout this journey.


"Durante anos, estive presa num corpo que me envergonhava e que me trouxe muito sofrimento físico e emocional. Vivi num corpo que me impediu de realizar sonhos."


"A condenação silenciosa no olhar das outras pessoas era o que mais me incomodava. Senti-me humilhada com comentários feitos por pessoas que me julgaram, muitas delas sem sequer me conhecerem."


"Depois da cirurgia, à medida que fui perdendo peso e vendo fotografias antigas, é que tive noção do meu corpo e da realidade que, quase de forma inconsciente, tinha filtrado e que me manteve em negação."


"Agora tudo é bem mais fácil para mim. Posso fazer coisas que me fazem feliz e que já não fazia há muito tempo. Apesar de ainda não estar com o peso desejado, sinto-me bem e em paz comigo."